Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

...Caixa escolar

Já está na pauta da secretaria estadual da Educação, a pauta de reivindicações dos servidores do Caixa Escolar. Doriedson Costa, sub-secretário da pasta, já iniciou a conversa com Satiro Gomes, representante da categoria. A pauta trata de reajuste, insalubridade e outros benefícios que aumentam a folha, hoje em cerca de 5 milhões de reais.
....Nada consta
Dois assuntos que aparecem na pauta podem ser descartados das negociações: discriminação e vale-transporte. O primeiro, foi colocado por uma merendeira, no entendimento de Doriedson, não acontece até porque na escola existe uma família, com todos se respeitando e o segundo não se faz necessário, até porque a maioria dos servidores do Caixa Escolar mora próximo ao educandário onde trabalha.
.....Greve
Entendidos no assunto asseguram que os professores não tem porque grevar sob a justificativa de falta de reajuste. Segundo eles, a administração Waldez Góes concedeu cerca de 90% de aumento, em cima do salário-base da categoria e progressões e promoções, enquanto, que Capiberibe, que passou o mesmo tempo no governo não concedeu nada ao pessoal do magistério, e ainda tirou o Estatuto da categoria.
....A quem recorrer
Lideres comunitários estão reclamando que alguns professores não ficam nas escola do interior para dar aulas. A reclamação é que eles assumem o cargo, em Macapá, e por aqui ficam grande parte do tempo indo na comunidade vez por outra. Acontece que alguns professores são apadrinhados de deputados e alegam que precisam ficar na capital porque tem família, filhos novos, ou estão noivos recentes e outras babaquices do gẽnero. Enquanto isso, o alunado do interior é quem sofre.
...Pagamento
O primeiro pagamento do funcionalismo público na era Pedro Paulo Dias de Carvalho sai na sexta-feira, 30 de abril. Mas, não vem com o reajuste linear de 5,17% anunciado pelo governador, pois, o projeto ainda passa por apreciação da Assembléia. Mas, o sslário de maio vem com o reatroativo. Na sexta sai apenas o aumento do grupo Policia Civil, de 7%, concedido no final da administração Waldez Góes.
....Eleição na Liesa
Está prevista para o dia 7 de maio, a eleição para escolher a nova diretoria da Liga das Escolas de Samba (Liesa). Carlos Matias, que preside a Império, é um dos fortes candidatos a sucessão de Marjô Silva, que tenta a reeleição. Será que ela tem coragem pra isso, depois da lambança que proporcionou no carnavala passado?. A lambança fez com que o resultado do desfile oficial do grupo especial só fosse conhecido no quartel da PM, por determinação da Justiça. O outro candidato é o Braga, que deve ser indicado pela unidos do Buritizal.
----
.... Mesmo Palanque
Aquele velho ditado que diz que "na política só ainda não se viu boi voando" está se desenho no Amapá. Então vejamos: há cerca de dois ou três anos ocorreu uma enchurrada de acusações de militantes do PSB de suposta grilagem de terras no Estado, e o alvo era o deputado Jorge Amanajás (PSDB), hoje, pré-candidato ao governo do Estado. Isso em retaliação ao caso que envolvia a hoje vereadora do PSB, Cristina Almeida, de receber salários indevidos na Assembléia. O caso da acusação de grilagem foi até motivo de discurso no Congresso Nacional e prejudicou a agenda do Amanajás, que tinha encontro, como presidente do Parlamento Amazônico, com o Papa e outras autoridades mundiais para tratar da questão do aquecimento global. E agora, para surpresa geral, Amanajás está a um passo de se unir com o PSB dos Capiberibe, o mesmo partido das acusações. Isso quer dizer: todos no mesmo palanque. Como diria o Kangula, que coisa!, é o fim dos tempos. Mas, o povo não esquece isso e deve cobrar postura, com certeza.
... Saindo e ficando
O que está acontecendo na secretaria estadual da Educação é coisa de registro. Senão vejamos: Adauto Bittencourt saiu da pasta, mas deixou seus principais assessores nos cargos importantes do órgão, o que siginifica dizer que continua mandando na Seed, que tem um colégio eleitoral invejávaĺ. E a turma do PP engessada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário